segunda-feira, 26 de julho de 2010

Construção histórica


 A Creche Comunitária Gotinhas de Amor foi criada e é mantida pela Associação das Mulheres Trabalhadoras Domésticas Unidas da Conceição (AMTDUC), que por sua vez tem sua origem nos dois clubes de mães das vilas Pellin e Santa Bárbara. A AMTDUC está localizada no bairro Tristeza em Porto Alegre, na vila Santa Bárbara, com sede na rua Pe. Réus,  nº 787, casa 195. Foi fundada em 28 de setembro de 1992, reunindo como sócias as mulheres trabalhadoras domésticas das referidas vilas, tendo em vista a proximidade geográfica e os mesmos interesses organizacionais. A AMTDUC congrega as mulheres participantes dos grupos de pão, as líderes da Pastoral da Criança, e as mães das crianças da creche.


            A partir de 1983, com a fundação do Clube de Mães Nossa Senhora da Conceição, na vila Pellin, as mulheres viram crescer sua organização, fortalecida pela fundação em 1987 do Clube de Mães Sagrado Coração de Jesus, na vila Santa Bárbara. Os dois clubes tinham seus fornos comunitários para o pão que é partilhado entre as participantes.

    Em 28 de setembro de 1992 foi fundada a AMTDUC e no ano seguinte a creche comunitária Cantinho da Criança, iniciou suas atividades e funcionou até 1998. Em 2000 foi construída pelo DEMHAB a nova sede para a creche, no mesmo terreno da antiga e com recursos do Orçamento Participativo.

     Em 2002 este prédio passa por uma nova reforma, para ampliar o número de salas, e adequação do espaço para o futuro convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA-SMED) e em maio de 2003, é inaugurado o novo espaço com duas novas salas e passando a ser, de fato, conveniada com a SMED.
Em 2006 acontece mais uma pequena reforma, com a construção do refeitório e a sala da coordenação integrada com uma biblioteca. Atualmente ainda estamos em processo de adequação do espaço que ainda não foi concluído por falta de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário